quinta-feira, 2 de agosto de 2012

VMS.... o outro lado





Bom gente, o Vitória Moda Show se foi e deixou saudade, mas diferente dos blogs capixabas vou passar pra vocês a parte menos visual do evento...

Pra quem não sabe, todo VMS tem palestras com representantes da moda "capixaba" e brasileira. Esse ano foi a primeira vez que participei delas e confesso que tomei um susto com a pequena quantidade de gente (incluindo alunos de moda) que usufruiu da oportunidade que foi dada. 


Tivemos a participação de Dudu Bertholini (acima) que, fez uma viagem na história da moda pontuando características de cada década do século passado e como isso influenciou na moda do início desse novo século em que estamos vivendo. Podemos falar mais sobre isso num próximo post, mas da palestra dele deixo aqui duas definições válidas:
  • MODA: Sistema de renovação do desejo das pessoas.
  • ESTILO: DNA, construção pessoal. Coerência entre o que você é, fala e veste.

Clarissa Araújo  da WGSN Brasil (ao lado), falou sobre  nosso mercado brasileiro que está em alta, nossa música, dança, cultura e MODA, e frisou que nos falta usar a criatividade para acentuar todas as nossas qualidades nas marcas, inclusive a SUSTENTABILIDADE. Ela mostrou que a sustentabilidade hoje não tem como ficar de fora da moda, em algum lugar sempre dá para encaixa-la, e que muitas vezes o que parecia ser caro pode ajudar  na economia da empresa - um dos exemplos que ela deu foi o cuidado com os gastos com a água, papel e energia do escritório. Outro foi talvez não exigir um tom tão exato da tintura, pra conseguir diminuir a quantidade de lavagens do jeans e por aí vão os exemplos. 
Simplesmente ela é DEMAIS!!!



Além do talkshow, promovido pelo Instituto Rio Moda daqui de Vitória, muito bom com Denise Mattos (Farm), Katia Alfradique (Animale) e Livia Gonçalves (Via Mia). Falaram sobre a importância de "vestir a camisa" de sua marca, e mostrar pro seu cliente a identidade.




 Danielle Ferraz, trouxe exemplos de designers que inovaram e transformaram lixo e matéria prima sem valor em verdadeiras jóias luxuosas. Disse de maneira realista que esse produto ainda não tem aceitação no mercado brasileiro, mas que podemos mudar essa situação.




E Luisa Mendes finalizou falando sobre o cultivo da criatividade, destacando as fases e métodos do processo criativo, e o uso das inspirações pra desenvolvimento de coleção em literatura, cultura e nas artes plásticas.







Gente, isso foi um resumão do grande aprendizado que tive na semana de moda daqui do estado. Pra mim valeu superrrrrrrr a experiência e pelo menos uma ideia eu tinha que passar aqui pra vocês, quem sabe da próxima gente se esbarra! 

Bom, amanhã irei pra Ibatiba/ES, pra trabalhar em um backstage junto com Fabiano Moysés, Cassiano Marchesini e minha queridíssima Laiany Nunes do Fashion The Dreams (que inclusive vocês podem conferir a cobertura completa dos desfiles, brindes, e stands no VMS), então o próximo post vai ser sobre esse fds em Ibatiba

Abraços!! :)




3 comentários:

fabio ribeiro disse...

Genial!!!!

Fabiano Moysés disse...

Ahazo, porque Moda é acima de TUDO muito estudo e ralação.

Sandra Peres disse...

Muito bom!!!!!!!!!!!!
Fantástico o resumo da sua experiência. Com certeza, quem não foi ao evento ficou arrependido e com vontade de ir ao proximo.
Arrasando também como blogueira.
Haja fôlego em.
Sucesso sempre.